Conteúdo
- 1 Introdução – Concurso Público: Dicas para estudar sozinho
- 2 Escolha o melhor lugar para estudar
- 3 Aceite “ajuda” externa
- 4 Estude ao menos 4 horas todos os dias
- 5 Monte um bom cronograma de estudos
- 6 Faça simulados e treine seu mindset
- 7 Comece a estudar o quanto antes, mas também preste o concurso
- 8 Conclusão – Concurso Público: Dicas para estudar sozinho
Introdução – Concurso Público: Dicas para estudar sozinho
Veja nessa postagem Concurso Público: Dicas para estudar sozinho, algumas dicas simples que te ajudarão a ter bons resultados.
Saber estudar sem o auxílio de um curso preparatório é, sem dúvida alguma, uma necessidade para qualquer concurseiro. Isso porque nem todo mundo pode pagar as mensalidades altíssimas cobradas pelos cursos preparatórios convencionais.
Além disso, mesmo que você possa pagar, vai descobrir depois de ler essa postagem que não é preciso fazer um curso preparatório convencional para passar em um concurso.
Desde que você tenha uma rotina organizada e siga as dicas abaixo, vai conseguir passar em qualquer concurso que você se inscreva! Para facilitar ainda mais nossa primeira dica vai começar pelo básico.
Escolha o melhor lugar para estudar
Escolher um lugar para estudar é uma das primeiras e mais importantes coisas a se fazer quando se quer estudar sozinho. Você precisará de um lugar calmo e silencioso para manter o foco durante sua rotina de estudos.
Também é importante que você mantenha o local escolhido bem organizado e sempre pronto para as horas de estudo.
Evite estudar na sala ou em qualquer outro lugar que possua uma televisão ou rádio. Eles não são necessários para os seus estudos e só servirão para atrapalhar.
O mesmo vale para o seu celular, que deve ser usado como ferramenta de pesquisa apenas em último caso. Se você tem um computador para isso, o ideal é que você desligue o celular.
Ter que estudar enquanto manda ou recebe mensagens vai atrapalhar o seu rendimento.
Aceite “ajuda” externa
Muitos concurseiros têm a ideia errado quando pensam em estudar em casa. Na realidade estudar em casa significa não depender de cursos preparatórios.
Entretanto, você pode (e deve) utilizar apostilas e simulados que são disponibilizadas gratuitamente por eles ou por qualquer outro site na internet (desde que possuam conteúdo útil para você).
Estude ao menos 4 horas todos os dias
O tempo de estudo diário é sem dúvida algo que os concurseiros que estudam em casa têm dificuldade de definir. Mas o tempo correto que deve ser dedicado aos estudos são de 4 horas diárias, esse é o mesmo tempo em média que os alunos de cursos preparatórios estudam todos os dias.
Esse horário deve ser mantido de forma rígida até um dia antes do dia em você fará a prova. Caso você queira, pode acrescentar mais uma hora para realizar a revisão do conteúdo. Sempre lembre-se que descansar também é algo muito importante.
Essa dica deve ser utilizada juntamente com a dica que diz respeito à organização, pois estudar em um ambiente barulhento, cheio de estímulos visuais e auditivos não vai te ajudar a assimilar nenhum conteúdo, mesmo que você estude o dia inteiro.
Por outro lado, usufruir de algumas horas estudando em um ambiente calmo e livre de barulhos externos será muito mais proveitoso.
Você Quer Um E-book Grátis?
Insira o seu e-mail abaixo e baixe o E-book para saber 5 Técnicas para ser aprovado em Concursos Públicos!
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!
Monte um bom cronograma de estudos
Eu nem preciso dizer que um cronograma de estudos é um ponto importantíssimo para que você seja aprovado. Afinal, se o edital do concurso diz que vai cair português você não pode perder tempo estudando biologia, não é mesmo?
Falando em Português, esta matéria é, sem dúvidas, a mais importante de todas. Qualquer concurso público cobra a Língua Portuguesa. Dessa maneira, você precisa estudá-la e não tem como escapar disso.
Mas não se preocupe. Vou deixar 3 links de dicas especiais de Língua Portuguesa para você:
Então para montar um cronograma de estudos, veja o edital do concurso que você deseja prestar.
Caso o novo ainda não tenha saído não perca tempo. Dê uma olhada no edital mais recente que você puder encontrar e você já terá uma boa noção do que estudar.
Agora que você já organizou as matérias que vai estudar, precisa estabelecer metas diárias para que você possa estudar da forma mais eficiente possível. Um cronograma bem estruturado diz exatamente:
- Quando os estudos devem começar;
- O que deve ser estudado;
- Qual é o momento da pausa e sua duração;
- Quando termina o horário de estudo.
Tenha esses quatro pontos em mente quando for montar o seu cronograma. Clique Aqui e baixe uma Planilha de Estudos.
Faça simulados e treine seu mindset
Como já foi dito em alguns outros artigos, praticamente todos os concursos públicos disponibilizam suas provas antigas e as respostas para que os concurseiros possam fazer simulados quantas vezes forem necessárias.
Você deve fazer um simulado por semana ou a cada 15 dias. Isso vai treinar o seu mindset e permitirá que você fique mais relaxado e tranquilo no dia do concurso.
Comece a estudar o quanto antes, mas também preste o concurso
Essa última dica serve para treinar o seu mindset, mesmo que você só tenha começado a estudar a poucas semanas. Inscreva-se para prestar o concurso do seu interesse se possível.
Isso vai fazer com que você se acostume com a prova e não fique nervoso. Além disso, sempre vai existir a possibilidade de você passar cada vez que fizer a prova!
Conclusão – Concurso Público: Dicas para estudar sozinho
Vamos recapitular as dicas:
- Escolha o melhor lugar para estudar
- Aceite “ajuda” externa
- Estude ao menos 4 horas todos os dias
- Monte um bom cronograma de estudos
- Faça simulados e treine seu mindset
- Comece a estudar o quanto antes, mas também preste o concurso
Eu espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor a rotina de estudar sozinho para prestar um concurso.
A dica mais importante é nunca desistir dos seus objetivos. Sempre se mantenha atualizado com o edital e mantenha um bom cronograma de estudos.
Vou deixar o link de um artigo sobre as dúvidas mais comuns dos Concursos Públicos. Clique Aqui para acessar!
Se gostou do nosso conteúdo, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos. Até mais!